A publicação da portaria federal nº 516 nesta semana trouxe uma boa informação para a comunidade de Farroupilha. Isto porque a portaria autoriza e repassa verba para a manutenção de mais três leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Carlos. A demanda era solicitada desde 2017 pela direção do único hospital que atende via Sistema Único de Saúde (SUS) em Farroupilha. Com isso, a instituição pode atender a oito leitos pelo SUS, e outros dois por convênios de saúde.
— Na verdade, nós nunca deixamos de atender a internações SUS na UTI, ainda que não recebêssemos para isso. Houve momentos em que chegamos a atender nove pessoas do SUS sem receber nada para isso — explica a superintendente do Hospital São Carlos, Janete Toigo.
O número de leitos de UTI no hospital seguirá o mesmo: são 10. O que diferencia é que outros três poderão ser atendidos pelo SUS, e a instituição receberá verba para isso.
O valor que será repassado anualmente pelo Ministério da Saúde é de R$ 419.358,72, e a previsão é que o valor seja repassado no mês de maio.
Leia também:
Solidariedade de moradores da Serra garante alimentos para o Lar da Velhice por quatro meses