Os agentes de trânsito vão ganhar um reforço na fiscalização de irregularidades em Caxias do Sul. A Secretaria de Trânsito deve encaminhar ao longo dos próximos dias uma licitação para a aquisição de câmeras portáteis que vão estar acopladas ao uniforme dos 47 fiscais no município. Os dispositivos fixados junto ao colete dos servidores de trânsito vão filmar em tempo real as abordagens, com imagens em alta definição.
Leia mais
Desde o início do ano, 10 fiscais de trânsito estão utilizando o equipamento de forma experimental durante as abordagens. Segundo o diretor de Trânsito e Transportes da secretaria, Pedro Cogo, o desempenho foi bastante satisfatório e se tornou base para que a iniciativa recebesse o aval da prefeitura para ser implementada de forma definitiva.
— Surtiu muito efeito no tratamento do condutor com o agente, é algo que demonstra a serenidade necessária na relação do motorista com o agente de trânsito. Só não foi implementado de forma definitiva antes por entraves burocráticos, pois é algo que reforça muito a responsabilidade do agente de trânsito e do motorista — elogia Cogo.
As câmeras vão ter uma capacidade de registrar imagens durante um período de dez horas. O registro será encaminhado a uma sala específica da Secretaria de Trânsito, na qual somente um responsável pode ter acesso. As imagens não podem ser editadas ou modificadas. O custo para a aquisição dos equipamentos será em torno de R$ 300 mil.
Leia também