A primeira semana da implantação da fiscalização de trânsito por câmeras multou nove motoristas em Carlos Barbosa.
Três condutores foram autuados por estarem com o licenciamento vencido; um motorista estacionou em uma vaga de embarque e desembarque; um condutor parou na faixa de pedestre e outro deixou o veículo na contramão. Outras duas pessoas foram notificadas por conversão proibida e uma por estacionamento em entrada de garagem.
As imagens que auxiliam a fiscalização de trânsito são captadas por 27 câmeras instaladas na cidade. Em uma central de monitoramento, um operador visualiza as imagens. A autuação, no entanto, é feita por fiscais que estão na rua ou junto com o operador, na própria central.
Quando a infração é constatada, uma fotografia é capturada e salva no sistema, além de um vídeo de curta duração. A autuação emitida pelo fiscal é enviada por correspondência ao endereço do proprietário do veículo, a exemplo das notificações por excesso de velocidade emitidas por pardais. Mas, diferentemente das autuações por meio de pardais, a notificação em Carlos Barbosa não conterá a fotografia do veículo, mas apenas uma observação por escrito que a autuação foi emitida por meio do videomonitoramento. Caso o condutor entre com recurso, a Secretaria de Trânsito apresenta a ele as imagens gravadas.