Um levantamento da Secretária Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul mostra que mais de 10 mil consultas foram perdidas por pacientes que não compareceram às unidades básicas de saúde (UBSs) nos dias e horários agendados. O número representa 7,09% do total de 141.337 mil atendimentos oferecidos pelos postinhos no mesmo período. Para quem trabalha na área, o índice poderia ser menor com uma simples atitude da população: um telefonema desmarcando o atendimento.
Conforme a SMS, o número de faltantes corresponde aos atendimentos com profissionais de nível superior — tanto médicos, quanto enfermeiros — agendados por telefone ou presencialmente. Neste número também estão inclusas as consultas com os especialistas como assistente social, nutricionista, psicólogo e terapeuta, que atuam conforme a disponibilidade de cada unidade. Ainda segundo a pasta, os atendimentos com profissionais da odontologia não estão inclusos na contagem, pois são feitos em um relatório separado.
— Se o paciente não avisa que não poderá comparecer e não conseguimos colocar outra pessoa em tempo hábil, a hora do médico que iria atendê-lo fica perdida. É um prejuízo imenso, porque sabemos que muitas vezes a nossa oferta de atendimentos é inferior a demanda — lamenta a diretora da Atenção Básica de Caxias, Maria Elenir Anselmo.
Na UBS do bairro Desvio Rizzo, por exemplo, 824 consultas foram perdidas de janeiro a março. Nesse período, a unidade básica de saúde ofereceu 7.131 atendimentos. Portanto, o índice de ausência no período foi de 11,5%. Em números absolutos, o postinho é o que mais teve faltantes - porém deve-se levar em conta o número de consultas oferecidas, que é superior a de outras UBSs de menor porte. Veja parte do ranking abaixo.
Conforme Maria Elenir, não existe nenhuma espécie de penalidade para o paciente que se ausenta em atendimentos agendados. A alternativa é contar com o bom senso e investir em campanhas de conscientização:
— Não há nenhuma punição nesse sentido. A gente orienta o paciente no momento da marcação que se ele não puder comparecer, que nos avise. Ele pode avisar, inclusive no mesmo dia da consulta, porque conseguimos preencher essa vaga com as pessoas que procuram atendimento naquele dia. É importante que a gente otimize todo e qualquer recurso que temos à disposição.
"Faltômetro" alerta pacientes sobre índice de ausência
Já que não há nenhuma penalidade que possa ser aplicada para os pacientes que não desmarcam atendimentos nas UBSs de Caxias do Sul, as unidades têm investido em formas de conscientizar os moradores. Um exemplo é um "faltômetro" utilizado pelos postinhos dos bairros Desvio Rizzo, Cruzeiro e Rio Branco - nesta última, o método consiste em uma cartolina com os dados das especialidades e, ao lado, o número de pacientes que faltaram no mês. O material fica disponível na entrada da unidade, visível a qualquer pessoa que busca atendimento.
Um problema recorrente na UBS, conforme os servidores, é em relação às consultas com pediatra.
— É a situação mais grave que a gente observa pela dificuldade de oferta. Sabemos que o pediatra é, hoje, um profissional escasso no Brasil todo. Para essas consultas, temos, em torno, 20% de ausência por mês — avalia a gerente da UBS Rio Branco Grasiela Adami.
Tanto para Grasiela, quanto para a técnica em enfermagem Daniela Giacomelli Tonietto que inseriu o "faltômetro" na unidade, um telefonema ou uma ida do paciente até a UBS para desmarcar a consulta solucionaria o problema:
— Nós orientamos que o paciente avise a unidade se ele não pode comparecer ao atendimento. Pode, inclusive, ligar horas antes da consulta. O importante é avisar para que a gente coloque outro paciente no lugar — diz Grasiela, ressaltando que há uma cota de consultas para atendimento sem marcação, mas geralmente a oferta é bem menor que a demanda, por isso, a importância de desmarcar a consulta.
Número de faltas por UBSs*
:: Desvio Rizzo: 824
:: Eldorado: 651
:: Fátima Alta: 566
:: Vila Ipê: 523
:: Cinquentenário: 522
:: Planalto - Rio Branco: 467
:: São José: 398
:: Reolon: 398
:: Rio Branco: 377
:: Esplanada: 347
*Contagem de janeiro a março de 2019.