A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) notificou nesta quinta-feira (4) o primeiro caso importado de dengue neste ano em Caxias do Sul. Trata-se de uma mulher que reside no município e viajou para Praia do Forte, na Bahia, no início do mês de março, onde contraiu a doença. Ela foi hospitalizada em Caxias do Sul e teve material coletado para exames no dia 25 de março. O resultado foi confirmado na quarta-feira (03). A paciente já se recuperou e teve alta hospitalar dia 29 de março.
Leia mais:
Número de focos do Aedes aegypti encontrados em Caxias em 2019 já é igual ao de todo o ano passado
Quase 40% dos municípios da Serra estão infestados pelo mosquito da dengue
Já o número de focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya (Aedes aegypti) encontrados na cidade subiu para 18 neste ano. O número já ultrapassa o total registrado em 2018 (17). O novo criadouro foi localizado no bairro Esplanada na terça-feira (02)), pelos agentes de combate às endemias. Encontrava-se em um bloco de tijolo, com acúmulo de água, em uma residência.
O coordenador da Vigilância Ambiental da SMS, Rogério Poletto, faz um apelo para que a população faça a sua parte, evitando os criadouros do mosquito. Segundo ele, de 18 focos, 13 foram identificados em residências.
— Mantemos programa permanente de combate ao Aedes aegypti, com vistoria periódica a pontos estratégicos, onde há mais probabilidade de infestação, como cemitérios e borracharias, além das visitas a imóveis residenciais, comerciais e industriais. Também fazemos o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), quatro vezes por ano. Porém, a atuação da comunidade no combate ao inseto é indispensável. Cada cidadão precisa ter a responsabilidade de manter sua casa e pátio livres de recipientes que acumulam água — afirma.
Além deste novo foco, outros 17 já haviam sido encontrados neste ano, nos seguintes bairros: Alvorada (3), Bela Vista (1), Desvio Rizzo (1), Esplanada (4), Mariani (1), Presidente Vargas (2), Salgado Filho (1) e Santa Lúcia Cohab (4).
Como prevenir
. Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
. Recolher o lixo do pátio;
. Colocar o lixo ensacado para ser recolhido;
. Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (tem custo de R$ 1,65 por pneu, para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
. Tampar caixas d'água;
. Colocar telas milimétricas em caixas d'água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
. Limpar as calhas;
. Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
. Eliminar os pratinhos das plantas.