Uma ótima notícia para os moradores da zona rural de Caxias do Sul. A cidade pode ser a primeira do Rio Grande do Sul a ter cobertura total de telefonia fixa e de internet no interior. Isso é o que adianta uma reunião realizada na última quinta-feira (18) com órgãos públicos e a OI S.A., que concede o serviço no estado. De acordo com a empresa, o município será piloto na adoção da nova tecnologia via satélite de fornecimento de dados e telefonia.
A ação resulta de um trabalho em conjunto entre o Procon Caxias do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), a Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) e o Ministério Público Federal (MPF).
Segundo o Procon, serviços de internet e telefonia são deficitários ou até mesmo inexistentes em 137 comunidades da área rural de Caxias.
Vale lembrar que, desde 2016, todos as cidades gaúchas têm direito à cobertura no interior, tanto de telefonia quanto de internet. No Rio Grande do Sul, essa obrigação é da OI S.A. Por isso que, se o sistema não funcionar, a empresa deverá oferecer uma alternativa às demandas dos consumidores. Caso contrário, o Procon poderá revogar a concessão da OI.
Como vai funcionar
O levantamento das informações será feito pelo Sindicato Rural e enviado para a OI, que vai operacionalizar a instalação. Inicialmente, está previsto o atendimento de um consumidor por localidade, dentro de um prazo de 90 dias, a contar do repasse das informações.
— Será o tempo necessário para testagem e adequação da nova tecnologia por logradouro. Com tudo funcionando, será disparado um aviso para toda a população do interior, de modo que os interessados possam contratar os serviços via 0800 da empresa a partir de então. — explica Luiz Fernando Del Rio Horn, coordenador do Procon caxiense.
O serviço de voz e banda larga terá 1 Mbps de download, 256 kbps de upload e franquia mensal de 500 MB. Ainda falta definir valores de contratação do pacote básico, assim como outros assuntos técnicos.