A Secretaria de Trânsito prevê ajustes nos tempos dos novos semáforos para pedestres instalados nas proximidades do Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul. As modificações têm o objetivo de tentar reduzir o impacto no fluxo da Rua Sinimbu, no cruzamento com a BR-116.
Leia mais:
Semáforo para pedestres na BR-116, em Caxias, começa a operar nesta sexta-feira
Secretaria de Trânsito avalia se novo semáforo na BR-116, em Caxias, causou lentidão na Rua Sinimbu
Segundo o secretário Cristiano de Abreu Soares, técnicos da pasta identificaram uma interferência no trânsito no trecho final da via municipal. A explicação é que toda vez que um pedestre aciona a sinaleira no sentido Galópolis-Ana Rech, o tempo dado para a travessia é retirado do sinal verde para a Sinimbu, que fica menor. O ciclo completo dos semáforos no cruzamento, porém, permanece com o tempo que tinha anteriormente. Dessa forma, menos carros conseguem passar quando o sinal abre para a Sinimbu. A intenção agora, é devolver um pouco do tempo para a Sinimbu e retirar, na mesma proporção, da BR-116, no sentido Galópolis-Ana Rech.
— É preciso deixar claro que a sinaleira não vai melhorar o trânsito onde ele já é complicado. Estamos tentando garantir a segurança do pedestre. Minha preocupação maior nesse momento é não impactar a Sinimbu— afirma o Soares.
Ao longo da sexta-feira (8), o trânsito apresentou bastante lentidão no trecho final da Sinimbu, após o acionamento das sinaleiras. Já na manhã desta segunda (11), a BR-116 apresentou lentidão em ambos os sentidos. Na avaliação do secretário, porém, as filas na rodovia são resultado do fluxo no horário de pico e não tiveram influência dos novos semáforos.