Neste sábado, pessoas do mundo todo vão apagar as luzes durante uma hora para chamar a atenção para uma causa: as mudanças climáticas e seus efeitos na biodiversidade. É a chamada Hora do Planeta, que começa às 20h30min. Em Caxias, serão desligadas as luzes externas do Centro Administrativo, do Monumento Nacional ao Imigrante, da fachada do Centro de Cultura Ordovás e do Museu Municipal. Em Bento Gonçalves, as luzes da Pipa Pórtico também serão apagadas.
Mas, além do poder público, a comunidade também se engaja na causa, como o grupo escoteiro Amigo Panda. Magda Pires, chefe da tropa mista Pantera, explica que no sábado à noite os integrantes vão participar de uma sessão de cinema e, depois, à luz do lampião, conversar sobre o que fazer para diminuir os impactos causados pela energia elétrica no meio ambiente.
— Tratamos muito sobre preservação nos nossos encontros. Falamos sobre reciclagem, filtragem de água, como podemos consumir alimentos e produtos de maneira mais inteligente e como fazer com que o acampamento não tenha tanto impacto ambiental — afirma Magda.
Leia também
Animais do GramadoZoo ganham picolé de frutas para aproveitar os últimos dias de calor
Conheça o projeto que tornou Antônio Prado referência em reciclagem
Caxias deve produzir cerca de 500 toneladas de lixo por dia em 2019
Há tempos, o Amigo Panda também substituiu as luzes incandescentes por LED e já ficou mais de uma hora sem consumir energia elétrica em uma das atividades. A escoteira Nicolly, de 13 anos, conta que a maioria das ações é pensada dessa maneira - o grupo não deixa de descartar o lixo corretamente, por exemplo. O chefe Moisés Horstmann lembra que a preocupação com o meio ambiente é muito importante e que é preciso que todos pensem nas consequências de seus atos:
— Sabemos que o acampamento escoteiro tem impacto, mas queremos que seja o menor possível. Não lavamos a louça nos rios e trazemos todos os resíduos de volta pra casa.
A ação
Nesse ano será a 12ª Hora do Planeta, ação criada pela ONG WWF e que começou em Sydney (Austrália). Hoje ela mobiliza cerca de 17 mil ícones e monumentos, em 188 países. Mas o que fazer durante a Hora do Planeta? A dica do WWF envolve ações simples, como jantar à luz de velas, observar as estrelas, fazer uma roda de conversa e violão. Vale lembrar, no entanto, que a intenção da Hora do Planeta não é economizar energia ou reduzir emissões.
— É um lembrete pontual de que nossos hábitos têm interferência direta na natureza e que podemos repensar nossas atitudes em todos os dias — analisa Cassiane Giacomelli, gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul.
De acordo com a educadora, uma boa ideia é seguir os 5 R's: repensar, recusar, reduzir, reciclar e reutilizar. Cassiane também reforça que atitudes simples no cotidiano tornam o mundo mais verde, como cultivar uma horta, usar produtos sustentáveis e separar o lixo de maneira correta:
— Temos apenas um planeta.
Saiba mais
Confira mais informações sobre a ação no site www.horadoplaneta.org.br ou entre em contato pelo e-mail horadoplaneta@wwf.org.br.