O Batalhão de Polícia Ambiental (Patram) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Proteção Animal (DPA), após denúncias, averiguaram dois casos envolvendo cães em situação de confinamento em Caxias do Sul.
A operação foi realizada na quinta-feira (28), quando agentes estiveram, pela manhã, em uma moradia no centro da cidade. No local, 24 cães encontravam-se confinados. Os animais de pequeno e médio porte, com raças diversas, estavam distribuídos em dois apartamentos de 120 metros quadrados cada, com área externa de aproximadamente 30 metros quadrados. Os imóveis pertencem a uma mulher de 66 anos.
De acordo com o comandante da Patram, tenente Claudiomiro Trindade Costa, os denunciantes relataram que a proprietária dos imóveis frequenta os apartamentos diariamente para alimentação e limpeza, porém o mau cheiro e o barulho são recorrentes devido à grande quantidade de cães. Na averiguação, acompanhados de veterinários, os agentes constataram pequenas lesões em alguns animais, que foram encaminhados para atendimento. O caso gerou abertura de um Termo Circunstanciado e a proprietária terá que responder na Justiça pela situação de confinamento dos animais e pela perturbação gerada à vizinhança. Conforme informado pelo comandante, a equipe que esteve no local também suspeitou que a tutora dos cães trata-se de uma acumuladora, por isso a remoção dos animais será evitada.
— Se destinarmos os animais para um abrigo, sistema que encontra-se sobrecarregado na cidade, ela provavelmente voltará a adotar outros tantos. Por isso a nossa orientação é que ela encontre um local mais adequado, onde os cães possam viver de forma mais saudável — afirma o comandante.
Em Galópolis, idosa mantém 98 cães
Também na quinta-feira, à tarde, os agentes da Patram e da Semma averiguaram uma denúncia em Galópolis: uma mulher de 65 anos mantém 98 cães de médio e grande porte em um canil externo de 150 metros quadrados e área interna de 30 metros quadrados. Segundo o comandante, estes animais encontravam-se em melhores condições de alojamento - se comparados aos da ocorrência anterior. Mesmo sem apresentar lesões, o que dificulta a alegação de maus tratos, o excesso de animais resultou em uma notificação à proprietária do local. Ela terá que deslocar os cães a um espaço mais adequado e destiná-los para adoção.
:: Denuncie
Casos de maus tratos podem ser reportados à Patram, que atende pelo telefone 54 3215-5531 ou 54 99186-6041 ou, em Caxias do Sul, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone 54 3901-1445.
Leia também
Cães na pista provocam engavetamento de veículos em Caxias do Sul
Prefeito de Flores da Cunha defende candidatura única para a eleição de 2020
Em um ano e meio, menos da metade dos motoristas de aplicativo de Bento Gonçalves se cadastrou
Prêmio da Nota Fiscal Gaúcha sai para Caxias do Sul