Um grupo de dezenas de moradores do bairro Monte Carmelo ocupou o plenário da Câmara de Vereadores na sessão desta quarta-feira (27) com o objetivo de reivindicar ao poder público que faça o intermédio no processo de regularização da área. A região, que começou a ser ocupada há cerca de 15 anos, teve parte da área – cerca de 14 hectares - adquirida pela prefeitura em meados de 2004 e atualmente conta com aproximadamente 500 famílias. Os cerca de oito hectares restantes são alvo de um processo de reintegração de posse movidos pelos quatro proprietários.
Segundo a presidente da Associação de Moradores, Samanta Nascimento dos Santos, no próximo dia 10 de abril ocorre no fórum uma audiência de conciliação para discutir o assunto na Justiça.
— Queremos que o município se faça presente para que possamos elaborar um sistema de cooperativa para manter a posse da área. A área já tem parte dela regularizada, então é viável que possamos discutir como vai se dar o processo adiante – destaca Samanta.
Os moradores tiveram um encontro com a Comissão de Constituição e Justiça e Legislação (CCJL) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação no Anfiteatro da Câmara Municipal.
Segundo o presidente da CCJL, vereador Adiló Didomenico, os parlamentares vão propor que a aquisição do terreno feita através do Fundo da Casa Popular.
— Vamos solicitar uma reunião com a Secretaria de Habitação para propor essa alternativa, já que grande parte da área está regularizada atualmente — aponta Adiló.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Habitação e aguarda uma resposta.