Foi oficializada nesta quinta-feira (14) a interrupção das atividades da Escola de Ensino Fundamental (E.M.E.F) Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, localizada na Linha 40, no interior de Caxias do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial do município e prevê que o funcionamento seja encerrado em um prazo de cinco anos. Após esse período, a escola pode voltar a funcionar ou ser definitivamente fechada. A instituição contava com 11 alunos e funcionava desde 1910 com turma multisseriada do 1º ao 5º ano e turma de educação infantil.
O fechamento temporário da escola teve parecer favorável do Conselho Municipal de Educação (CME) ainda no mês de novembro do ano passado. Entre as justificativas para o fechamento está a condição precária do prédio, que está com piso comprometido, telhado com infiltrações, necessidade de cercamento da área e de adequações para continuar atendendo a Educação Infantil.
Como o imóvel não é do município, a prefeitura não pode realizar reformas na estrutura. Conforme o município, se o terreno da escola for adquirido pela prefeitura, existe a possibilidade de as aulas serem retomadas no local. Com o fechamento, os alunos serão realocados para a escola Luiza Morelli, no loteamento Maestra. O transporte dos alunos será financiado pela prefeitura.
Na mesma edição do Diário Oficial, a prefeitura publicou o fechamento da turma do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vitório Rech, em Ana Rech. Os alunos serão transferidos para a escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini.
Em 2017, foram fechadas três escolas rurais com menos de 10 alunos: a Clóvis Beviláqua, em Fazenda Souza; a Felipe Camarão, em São João da 4ª Légua; e a Antônio Zanini, em Monte Bérico.