Após dias de transtornos aos motoristas devido aos buracos, a ERS-122 passa por operação tapa-buracos nesta sexta-feira (1), na Serra. O trabalho começou entre 9h30min e 10h na região de São Vendelino e seguiu em direção a Farroupilha.
Leia mais:
Secretário prevê para esta semana liberação de recursos para conserto de estradas na Serra
A ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Estado e a empresa Encopav, contratada para a manutenção das estradas sob responsabilidade da 2ª Superintendência do Daer, em Bento Gonçalves. A empreiteira viabilizou duas caçambas de asfalto para as obras emergenciais, realizadas por funcionários do próprio Daer. A Encopav mantém o contrato com o órgão rodoviário, mas não realizou as obras porque o Estado não tem recursos disponíveis para pagamento. A quitação do material vai ocorrer quando o órgão tiver dinheiro em caixa.
— Queremos amenizar os problemas nesse trajeto, ao menos nesse período de feriadão e Festa da Uva, até para que não tenham mais acidentes — destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
A paralisação do contrato com a Encopav se soma às dívidas do Piratini com a empresa Stratura, fornecedora de asfalto para obras em todo o Estado. Devido ao não pagamento, a entrega da matéria-prima foi interrompida, paralisando obras e impedindo trabalhos de manutenção.
Segundo Costella, nesta semana foram pagos R$ 8 milhões que o Estado devia à empresa, mas ainda falta o repasse de R$ 13 milhões. A expectativa é que o valor restante seja quitado ao longo de março. Na próxima semana, o secretário deve se reunir com diretores da Stratura para definir um cronograma de pagamento e de retomada na entrega de asfalto.