Há mais de dois meses, os moradores do bairro Jardim Eldorado em Caxias do Sul enfrentam dificuldade no atendimento odontológico na unidade básica de saúde (UBS). Ocorre que a cadeira utilizada pelos pacientes durante as consultas está estragada e sem previsão de conserto. Casos urgentes, como extração de dentes, estão sendo atendidos, mas as demais consultas são reagendadas.
O problema foi exposto pelo vereador Rafael Bueno (PDT) em fevereiro e reforçado durante nova visita à unidade de saúde na terça-feira (19). Além da cadeira estragada, o parlamentar denunciou a precariedade nas paredes da sala de atendimento. As fotos mostram mofo em um dos cantos, bem próximo ao local onde os pacientes são atendidos.
— Tem dois dentistas na UBS, mas eles não estão conseguindo fazer a maioria dos procedimentos dentários — diz o vereador.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que o reparo já foi solicitado, mas a empresa responsável está com dificuldades para atender as demandas da pasta. Por isso, foi aberta licitação para seleção de um novo prestador do serviço. O processo está em fase final de homologação do vencedor. Porém, a SMS não deu um prazo para conserto da cadeira.
A nota ainda diz que a parede acumulou mofo em função da umidade, precisando de uma nova pintura, mas que não há infiltração grave no local. Uma licitação para pequenos reparos e reformas nas UBSs está sendo encaminhada.