Caxias do Sul tem dois Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), serviços para quem quer buscar tratamento no SUS. O CAPS Reviver, no bairro Cinquentenário, é referência para moradores das regiões Sul e Oeste. Já o Centro de Atenção à Vida Novo Amanhã, no bairro São Ciro, atende principalmente a população das regiões Norte e Leste. Em ambos, o funcionamento é 24 horas por dia. A demanda pode chegar de forma espontânea ou por encaminhamento médico da rede pública.
Leia mais
Álcool causa desestruturação familiar e problemas de saúde
"Vale muito a pena parar de beber", diz autora do livro "A Saideira"
São oferecidos grupos de conversa para usuários e familiares, além de diversas oficinas. Os CAPS somam 24 leitos para desintoxicação, que permitem que o paciente fique no local por até 14 dias, inclusive adolescentes. O tratamento é feito por médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, entre outros.
A abordagem aos dependentes químicos em Caxias também pode ser realizada pelo Consultório de Rua. Nesta ação, profissionais capacitados vão às ruas em locais previamente demarcados e realizam um processo de aproximação dos dependentes químicos. Se quiserem, eles recebem atendimento no CAPS. A ida de profissionais às ruas para prestar auxílio a pacientes ocorre de segunda a quinta das 18h às 22h, em regiões como o Centro, Beltrão de Queiroz, Planalto Rio Branco, Vila Amélia, Reolon e Primeiro de Maio.
Em situações mais graves ou aquelas em que os pacientes não se adaptam ao formato dos CAPS, onde o tratamento é sob livre demanda, os dependentes químicos são encaminhados para hospitais e clínicas psiquiátricas, que têm maior controle. Em Caxias, são três conveniados.
Após os 14 dias no CAPS, os pacientes podem ser encaminhados para a Unidade de Acolhimento, ondem residem por até 6 meses, enquanto reorganizam a vida, voltando a estudar ou tentando vagas no mercado de trabalho. São 15 leitos masculinos e o tratamento continua nos CAPS. Neste serviço, são nove profissionais atuando.
Os pacientes também podem ser encaminhados para comunidades terapêuticas, que têm vagas reguladas pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Nos 49 municípios, são nove credenciadas com um total de 110 vagas - apenas 15 são femininas. Em Caxias, são quatro desses serviços e 60 vagas. As comunidades têm de ter um profissional da área da saúde como responsável técnico e um responsável técnico substituto.
Onde procurar ajuda
CAPS Reviver 24 horas
:: Onde fica: Avenida Circular Pedro Mocelin, 4.683, bairro Cinquentenário
:: Atendimento ao público: 24 horas.
:: Telefones: (54) 3901.1302 e 3901.1217
Centro de Atenção à Vida Novo Amanhã
:: Onde fica: Rua Padre Tiago Alberioni, 290, bairro São Ciro
:: Atendimento ao público: 24 horas
:: Telefone: (54) 2101.0555