Um ano e quatro meses depois de serem coroadas como Senhorita e Dama de Companhia do FestiQueijo, Inajara Batista Jaroszewski e Daiana Inês Alves, anunciaram a renúncia. Inajara e Daiana teriam abdicado do posto em momentos diferentes, e a prefeitura comunicou sobre a decisão das duas na manhã desta quinta-feira. No entanto, a informação teria circulado entre a comunidade ainda na noite da quarta, o que tem provocado diversas manifestações entre os moradores barbosenses.
— Estamos sendo procuradas o tempo inteiro pela imprensa, por amigos. Fomos acordadas hoje com tantas ligações. Todos querem explicações. O que podemos dizer é que quem acompanhou nossa trajetória, e quem entende a real situação e conhece a nossa personalidade, está nos dando bastante apoio. Quem sabe da situação está nos apoiando. Não foi uma decisão fácil — admite Daiana, Dama de Companhia.
A escolha da corte para a edição de 2020 ocorre no segundo semestre deste ano, após a realização de mais uma edição da feira. O Festiqueijo de 2019 será de 28 de junho a 28 de julho, e quem ficará com os cargos de soberanas desta edição será Bruna Damiani, como Senhorita Festiqueijo, e Taís Seibel, como Dama de Companhia. Elas concorreram no concurso de 2017 e ficaram em terceira e quarta colocação, respectivamente. A dupla terá a missão de visitar diversos pontos do Estado para convidar a população para participar da feira.
— Nem todo mundo vai entender a nossa decisão, mas a gente tem que estar preparado para isso. É complicado porque qualquer coisa que eu for falar pode nos prejudicar. Além de ter sido um grande aprendizado e uma oportunidade única estar na corte do FestiQueijo, também fica uma grande lição sobre a maneira como está findando. Vou tirar uma grande lição de tudo isso, porque não achava que iria tomar essas proporções — desabafa a dama.
Na sexta-feira, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, às 15h, ocorrerá o ato de transmissão de cargo, bem como uma coletiva de imprensa.