A direção do Samu de Caxias do Sul prevê o início de operação das novas ambulâncias, que vão atuar no serviço de urgência e apoio, para a próxima semana. Os nove veículos foram adquiridos pela prefeitura, em um investimento total de R$ 1,9 milhão, e entregues na cerimônia de abertura da Festa da Uva na sexta-feira (22).
Os veículos já foram equipados, mas eles dependem de emplacamento para entrar em atividade. O diretor do Samu, Thyago Anzolin Coser, prevê que até o final da próxima semana já estejam aptas a circular nas ruas de Caxias. Cinco delas farão parte da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e quatro serão para o setor de Transporte de Apoio.
Leia mais
Samu de Caxias do Sul receberá cinco ambulâncias
Samu de Caxias do Sul terá frota renovada
Com esta renovação, alguns veículos antigos, cerca de cinco ambulâncias em melhor estado, serão mantidos com manutenção para reserva dos serviços. As demais serão doadas para outras secretarias com outros fins, como resgate de animais, por exemplo, ou ainda leiloadas, segundo Thyago.
Também será adquirida uma nova motocicleta para ser usada como motolância, porém não houve interessados na primeira licitação. O processo poderá ser repetido. Se ainda assim não tiver empresa habilitada, pode ser feita a compra direta.
Samu na Rota do Sol
O investimento na renovação da frota de ambulâncias mira duas situações futuras que estão sendo projetadas pela prefeitura. Uma delas, segundo o diretor do Samu, é a descentralização dos atendimentos da saúde básica.
O outro plano é implantar uma base do Samu para atender a Rota do Sol e as regiões da cidade no entorno de Fazenda Souza. A intenção é que a ambulância fique, nessa base, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) desta localidade.