As recentes aglomerações de pessoas Rua Herny Hugo Dreher, no bairro Planalto, em Bento Gonçalves, principalmente durante as noites e madrugadas, motivaram a prefeitura a interditar dois estabelecimentos situados ao longo da via, em operação realizada na tarde de terça-feira (5). A ação, realizada em parceria entre secretarias e Brigada Militar (BM), foi efetuada após a divulgação de um vídeo em redes sociais que mostram brigas de pessoas que se aglomeram no entorno dos locais, no último domingo.
Leia mais
Polícia Civil apura formação de cartel em postos de combustível em Vacaria
Procon de Bento Gonçalves aciona Ministério Público para investigar postos de combustíveis
A cassação dos alvarás foi feita com base em determinação do Código de Posturas do município, que prevê a interdição como medida preventiva em casos nos quais é registrada a “perturbação do sossego, da higiene, da moral ou da segurança” em ambientes públicos. Conforme o titular da Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, José Paulo Ianke Marinho, a iniciativa aconteceu após uma série de notificações encaminhadas pela prefeitura a esses estabelecimentos diante dos casos de desordem. Segundo Marinho, as intervenções não deram resultado e os tumultos continuaram acontecendo.
— O cidadão não pode ficar refém dessas pessoas que provocam brigas e algazarras, vamos continuar tomando as medidas necessárias para garantir a tranquilidade – aponta.
A prefeitura considera que os proprietários das lojas devem ser responsabilizados pelas pessoas que se aglomeram no entorno.
— Apesar deles afirmarem que da porta pra fora não são responsáveis pelo que acontece, são, sim, até mesmo porque o fato gerador desses problemas é o estabelecimento estar aberto. Temos situações em que, no dia seguinte, é um mar de lixo nesses locais – argumenta Marinho.
Para que as lojas voltem a entrar em funcionamento, os proprietários devem elaborar medidas para que o alvará seja restabelecido, ao apresentar um plano de ação que contenha as iniciativas para restabelecer a ordem nas proximidades. Segundo a prefeitura, a fiscalização continua a ser realizada junto a estabelecimentos que concentram grande número de pessoas nas proximidades durante as noites e madrugadas.