Não há como precisar o número de pessoas que sofrem com o alcoolismo. Mas uma pesquisa realizada em 2018, pelo Alcoólicos Anônimos, dá uma ideia do perfil dos brasileiros que buscam ajuda para superar o vício. Divulgado em janeiro deste ano, o levantamento mostra aquilo que é claramente visível nas reuniões de A.A.: a predominância do sexo masculino. A média é de uma mulher para cada nove homens.
Leia mais
Álcool causa desestruturação familiar e problemas de saúde "Vale muito a pena parar de beber", diz autora do livro "A Saidera"
Conforme o inventário, 56% dos participantes começou a beber entre 13 e 17 anos. Apenas 1% começou a beber depois dos 40. A maioria tem outras dependências, como drogas, cigarro ou compulsão por comida, jogos, sexo e internet. Quase 70% não tiveram recaídas depois que decidiram parar de beber, e 29% estão sóbrios há mais de 20 anos, mostrando que é possível um vida longe do álcool.
Participaram da pesquisa 5.828 membros de cerca de 1,2 mil grupos de Alcoólicos em todo o país.
Em Caxias do Sul, existem cinco grupos de A.A. em funcionamento. Como não há registro de presenças, não se tem dados sobre a frequência dos participantes nas reuniões. A estimativa dos membros consultados para esta reportagem é de que o número de participantes de A.A. na cidade fique entre 2 mil e 3 mil pessoas.
Ajuda também para as famílias
Além do Alcoólicos Anônimos — uma comunidade de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade —, existem ainda grupos para familiares e amigos de alcoólicos, os chamados Al-Anon. No Al-Anon, os membros compartilham experiências nas reuniões e buscam forças para resolver problemas comuns. Em Caxias, apenas um grupo neste formato está de portas abertas, sempre às terças-feiras, no prédio da Cruz Vermelha.
No dia em que a reportagem esteve no local, três mulheres participavam do encontro. O número de membros do Al-Anon não é muito maior que isso. São cerca de 15 pessoas,
sendo apenas três homens, o que demonstra que mais homens sofrem com o alcoolismo — as mulheres frequentadoras são esposas ou filhas de alcoolistas.
Reuniões de Alcoólicos Anônimos
Grupo Altruísta de A.A.
:: Rua Alfredo Chaves, 915, fundos, Centro.
:: Telefone: (54) 99193-9596.
:: Reuniões: segundas e quintas, às 20h.
Grupo Mão Amiga de A.A.
:: Rua Feijó Júnior, 269 (junto à Cruz Vermelha).
:: Telefone: (54) 99193-9596.
:: Reunião: quarta-feira, às 20h.
Grupo Reencontro de A.A.
:: Rua Feijó Júnior, 269 (junto à sede da Cruz Vermelha).
:: Telefone: (54) 99193-9596.
:: Reuniões: terça-feira, às 20h (fechada), e sexta-feira, às 20h (aberta ao público em geral)
Grupo Santa Catarina de A.A.
:: Rua Tronca, 3.076, bairro Rio Branco.
:: Telefone: (54) 99193-9596.
:: Reuniões: quarta-feiras, às 20h, e aos sábados e domingos, às 16h.
Grupo Vida Nova de A.A.
:: Junto ao Colégio Padre João Schiavo, no distrito de Fazenda Souza
:: Reunião: sábado, às 14h.
Reunião Al-Anon (para familiares de alcoólatras)
:: Rua Feijó Júnior, 269 (junto à sede da Cruz Vermelha).
:: Reunião: terça-feira, às 20h.