Um temporal na tarde desta quinta-feira (10) deixou casas parcialmente destelhadas e árvores caídas no município de Guabiju, na Serra. A chuva, acompanhada de vento e granizo, atingiu principalmente a área urbana no município e durou cerca de cinco minutos.
De acordo com o prefeito, Diego Vendramin, o número de casas danificadas não foi contabilizado, mas nenhuma teve destelhamento total. Já as quedas de árvores foram registrados em diversos pontos, inclusive na praça da cidade. Uma árvore também caiu sobre um carro e outra sobre uma garagem.
— Fenômeno como esse não teve (nos últimos anos). No parque de rodeios, temos uma estação ecológica, e lá caíram muitas árvores também — afirma o prefeito.
Apesar dos estragos, nenhum morador está fora de casa e lonas foram distribuídas pela própria comunidade para os imóveis que necessitavam. Na manhã desta sexta-feira (11), equipes da prefeitura trabalhavam na limpeza das ruas.
As chuvas que atingiram a Serra ao longo da semana também causaram estrago no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves. Houve quedas de parreirais e de árvores em pontos isolados do distrito, além de danos em estradas. Uma equipe da subprefeitura trabalha para resolver os problemas e auxiliar a comunidade.