O céu nublado e o clima chuvoso do sábado (05) fizeram com que muitos veranistas que prolongaram a folga de Ano-Novo antecipassem a volta do Litoral, provocando movimento intenso em ambos os sentidos das rodovias que levam e trazem das praias. Neste domingo, contudo, o sol recompensou aqueles que permaneceram e puderam aproveitar um ótimo clima à beira da praia.
Em Arroio do Sal, um dos destinos preferidos dos veranistas da Serra, a bandeira amarela alertando para o perigo de se banhar fez com que muitos preferissem aproveitar a faixa de areia para se divertir. Ideal para o futebol e o vôlei nas arenas, todas protegidas por rede nesta temporada, frescobol e até bocha em quadras improvisadas na areia, como fez um grupo de amigos de Imigrante, município próximo a Garibaldi.
— Enquanto as crianças brincam na areia e nossas esposas tomam banho de sol, a gente gosta de jogar conversa fora. Este ano a banca das caipirinhas tinha as bochas pra emprestar, aí resolvemos jogar um pouco, porque é um jogo que a gente sempre gostou — comenta o metalúrgico Nelson Wathier, 53, que praticava o esporte com os conterrâneos e amigos Darci Haberchamp, 48, e Ricardo Doer, 44, parceiros de veraneio desde os anos 1990.
Os primeiros dias da temporada de verão revelam algumas tendências. Uma moda fácil de verificar é ouvir música em caixas de som portáteis que reproduzem o som via bluetooth ou pen drive. Um dos ambulantes que aproveitou para vender não apenas as caixas portáteis, mas também os pen-drives com até 5 mil músicas dos ritmos mais diversos, o paraibano Welinton Souza, 23, comemorou os bons negócios:
— Num dia bom chego a vender 15 caixas. Num dia mais fraco, umas 10 — conta. Cada unidade custa R$ 250, podendo ter um desconto na compra casada do pen drive.
Falando em moda, pra quem aprecia um bom drinque à beira-mar a preferência tem sido pelas tradicionais caipiras. O sabor deste verão, conforme o vendedor da banca 15 de Arroio do Sal, Alex Dicksen, é a mistura de maracujá com morango, à qual se acrescenta vodca ou cachaça, com opção de adoçar com leite condensado.
— Caipiras de abacaxi e de limão sempre foram as mais pedidas, mas este ano fizemos essa mistura que está saindo bastante. E nos dias que não são tão quentes, quase ninguém pede cerveja. Só caipira _ comenta Dicksen.
Leia também:
Aos 109 anos, morre em Caxias do Sul dona Olívia Itália Zanol
Movimentação na Rota do Sol deve se intensificar no final da tarde deste domingo
Queda de parede mata homem no bairro Presidente Vargas, em Caxias
11 ocorrências de violência contra a mulher são registradas em menos de 24 horas em Caxias