A prefeitura de Caxias do Sul mantém a expectativa de entregar as reformas no Pronto Atendimento 24 Horas (Postão) antes do inverno. As melhorias iniciaram-se em 17 de outubro e o prazo previsto por parte da empresa responsável é 1º de abril. As atualizações da obra foram informadas à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal na tarde de quarta-feira (23).
Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan), uma das principais diferenças é que a nova estrutura terá uma rampa de acesso específica para ambulâncias e macas em frente à unidade. A rampa utilizada atualmente, do lado direito, será destinada para o ingresso de usuários e profissionais da unidade.
Ainda segundo a pasta, as demolições internas já foram feitas e a equipe trabalha com o fechamento de vãos nas novas paredes. Cerca de 90% da rede de gás medicinal está finalizada. As instalações hidrossanitárias do térreo também estão prontas.
Leia mais
Postão de Caxias fechou às 0h08min para reforma e ampliação
Movimento no Postão, em Caxias, é tranquilo antes do fechamento para reformas
Após reforma, Postão 24h de Caxias abrirá com nova equipe e UBSs manterão mais médicos
Hospitais ainda não sabem como darão retaguarda ao público com o fechamento do Postão
Transferência de médicos e funcionários do Postão será definida em conversas individuais de cinco minutos
Servidores do Postão de Caxias afirmam que população está em risco com o fechamento da unidade
Aditivo de contrato da UPA, multa e contratação de serviços privados: os detalhes do acordo para o fechamento do Postão
A reforma ainda prevê a ampliação da sala de urgência e emergência; a criação de novos quartos individuais de curta duração, com banheiros para doenças infectocontagiosas; a execução do projeto de um novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI); a adequação do sistema hidrossanitário, com o deslocamento de pontos; e a pintura interna do pronto atendimento, Central de Exames, laboratórios e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ainda é necessária também a instalação da nova rampa, a construção de uma cobertura de policarbonato, a colocação de novas portas, além de instalação elétrica, adequação de sanitários com barras de apoio e a cobertura de tinta, entre outras intervenções.
O investimento da prefeitura na obra é de R$ 637,5 mil. A intenção, após a reforma, é solicitar junto ao Ministério da Saúde a habilitação do local como Unidade de Pronto Atendimento Nível III (UPA III). Com isso, será possível receber até R$ 525 mil por mês dos governos federal e estadual.
Leia também
Moradores do bairro São Leopoldo, em Caxias, lutam por obras para prevenir alagamentos
Confira o calendário de volta às aulas em instituições públicas e privadas em Caxias do Sul