Para muitos, iniciou-se nesta segunda-feira a primeira semana do ano: é hora de voltar ao trabalho após o período de recesso concedido por muitas empresas no final de ano. A movimentação nas ruas centrais de Caxias do Sul, principalmente nas primeiras horas da manhã desta segunda, é um dos principais reflexos da volta à rotina dos caxienses.
Conforme dados do Comando Rodoviário da Brigada Militar, somente no domingo, cerca de 58 mil veículos saíram do Litoral Norte pelas rodovias estaduais em direção à Capital, região Metropolitana e Serra. O maior fluxo ocorreu após as 16h.
A expectativa é de aumento na circulação de clientes também nas agências bancárias a partir desta segunda. Algumas contas, como o IPTU de Caxias do Sul, por exemplo, oferecem desconto para os contribuintes que pagarem até o final do mês. O valor integral vem com desconto de 15% para o contribuinte que não tiver dívidas com o município e de 10% para quem tiver alguma pendência. O vencimento será em 25 de janeiro. É possível acessar à guia para pagamento no site da prefeitura.
Já o prazo com desconto de 3% para o IPVA encerrou-se no dia 28 de dezembro. Mesmo assim, é possível pagá-lo até abril desconto com os de Bom Motorista (até 15%) e do Bom Cidadão (até 5%), caso tenham direito.
Na contramão do movimento de retorno ao trabalho, a Marcopolo, uma das maiores empresas do município, entrou em férias coletivas nas unidades Planalto e Ana Rech. Cerca de sete mil trabalhadores dos setores de produção devem ser impactados pela medida e só retornarão às atividades no dia 21 de janeiro. A exceção fica por conta das áreas administrativas, com férias seletivas.
E para quem já está pensando na próxima folga — e já tirou férias, saiba que ainda está um pouquinho distante: o primeiro feriado de fato será em 19 de abril, sexta-feira, dia da Paixão de Cristo. Antes disso, o Carnaval, no dia 5 de março, terá ponto facultativo, o que não garante folga para todo mundo.