A prefeitura de Caxias do Sul informou, por meio de nota à imprensa, que identificou o homem que aparece em um vídeo sendo molhado por seguranças de uma empresa terceirizada na praça Dante Alighieri. O homem tem 56 anos e é assistido pela Fundação de Assistência Social (FAS). Ainda segundo a nota, ele está internado em um serviço de saúde para tratamento de alcoolismo.
No vídeo com pouco mais de 30 segundos, gravado à noite, dois homens aparecem rindo, um deles segurando uma mangueira e molhando um homem vestido com uma camiseta vermelha, que caminha na saída dos sanitários, sem esboçar reação. As imagens foram levadas ao conhecimento público por meio do perfil pessoal do vereador Rafael Bueno (PDT) na sexta-feira (18).
No sábado, em entrevista à emissora RBS TV, o sócio-proprietário da empresa, Alex Sandro Gonçalves Moraes, alegou que a situação foi uma brincadeira. Ele garantiu ainda que, naquela noite, o senhor de camiseta vermelha solicitou que ele e os colegas dessem um banho nele, pois estaria cheirando mal. Moraes também aparece nas imagens.
Ainda segundo a prefeitura, o poder executivo afirma que "está apurando a situação da empresa de maneira administrativa, a fim de averiguar o descumprimento de contrato e possíveis sanções cabíveis".
Segundo o documento enviado à imprensa, a responsabilização criminal dependerá de um registro de boletim de ocorrência por parte do homem que foi alvo da situação.