Uma missa que será realizada neste sábado (26), em Caxias do Sul, celebra os 33 anos de vida sacerdotal do padre Renato Ariotti, 57 anos. A celebração terá um tom ainda mais especial, uma vez que ele está se despedindo da Paróquia Santa Catarina, onde atuou nos últimos 10 anos. Padre Ariotti ainda ficará na comunidade até a primeira semana de fevereiro.
A missa de ação de graças será realizada às 19h30min, na igreja Nossa Senhora das Neves, localizada na Linha 40. Após, haverá uma confraternização no salão da Sociedade Palmeiras, também na Linha 40. Os moradores são convidados a levar um prato de doce ou salgado.
A partir de 10 de fevereiro, Ariotti assumirá o posto de pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro. Haverá missa às 18h30min neste dia.
A decisão da mudança é uma espécie de acordo da Diocese de Caxias do Sul com os religiosos após um período de oito a 10 anos em cada paróquia.
Leia mais
Painel com fotos e reportagens sobre o papeleiro Carlos Miguel dos Santos foi montado na Paróquia Santa Catarina, em Caxias
Scooby e Preta têm novo lar em Caxias do Sul
Padre Renato Ariotti completa 25 anos de sacerdócio em Caxias do Sul
Os 60 anos da Paróquia Santa Catarina
Ao longo dos 10 anos à frente da comunidade do bairro Santa Catarina, o padre Renato Ariotti conquistou um lugar de destaque no trabalho comunitário. Conhecido pelo seu carisma e por tocar gaita durante celebrações, ele também se aproximou de um público por vezes esquecido pela sociedade: os papeleiros e recicladores.
A proximidade com os recicladores, inclusive, é lembrada por um gesto realizado por Ariotti em 2012, após a morte do papeleiro Carlos Miguel dos Santos, que morreu em 23 de setembro daquele ano após ter 85% do corpo queimado enquanto dormia. O padre adotou Scobby e Preta, os cachorros de Carlos, e criou um memorial em homenagem ao papeleiro. Um livro sobre o caso também foi lançado pelo religioso.