2019 mal havia começado quando Helena Fernandes da Costa nasceu, à 00h12min, no Hospital Geral. Foi a primeira criança do ano em Caxias do Sul. Filha da vendedora Amanda Fagundes Fernandes, 23 anos, e do motoboy Leandro da Costa, 28, a menina nasceu de parto normal pesando 2,915 quilos e medindo 48 centímetros.
Helena era esperada para o dia 23 de janeiro, mas resolveu supreender os pais: as primeiras contrações começaram na noite da virada, levando o casal morador do bairro Cruzeiro ao setor obstétrico do HG por volta das 21h15min. Depois de dois abortos e uma gravidez considerada de alto risco, a mãe da menina não escondia um sorriso de tranquilidade:
— Na verdade nem caiu a ficha ainda. Eu tenho um problema no útero e desde o início fiz acompanhamento aqui no Geral, porque era uma gravidez de risco. Graças a Deus deu tudo certo — comemorou Amanda à reportagem, na manhã desta terça-feira (1º).
Muito além de ter sido a primeira criança do ano, o pai de Helena disse que o maior presente foi o sucesso do parto e a saúde da nova integrante da família:
— Foi uma surpresa. A gente queria que ela nascesse bem e com saúde. Era o que importava desde o início, mas agora, sabendo que ela é a menina do ano, melhor ainda — acrescentou Leandro, entre risos.
Mãe e filha devem ter alta até quinta-feira.
Os hospitais Virvi Ramos, Saúde e Unimed não registraram nascimentos até às 10h desta terça. No Pompéia, uma menina nasceu por volta das 2h e um menino às 7h50min. Já no Hospital do Círculo, o primeiro parto do ano foi realizado às 8h45min, com o nascimento de um menino.