Na última sexta-feira (6), o quarto relatório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apontou 15 pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul. Pensando na facilidade dos banhistas, a Fepam utiliza, pelo segundo ano consecutivo, o aplicativo com informações sobre a qualidade das águas nas praias do Estado. Os pontos também podem ser conferidos pelo site balneabilidade.
Desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o serviço apresenta as condições de segurança para banho e a previsão do tempo. A finalidade é facilitar a comunicação com os veranistas, tornando possível visualizar se as águas estão próprias ou impróprias para banho. Divulgadas pelos Bombeiros, as informações obedecem ao mesmo critério de cor das bandeiras utilizadas nas guaritas dos guarda-vidas: verde para banho praticável, amarelo para banho com riscos relativos e vermelho para banho desaconselhável.
Apesar da facilidade, também continuam as tradicionais placas informativas nos locais onde as águas estiverem sem condições de banho.
O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, não sendo necessário fazer download em lojas de aplicativos, e funciona nos sistemas Android e iOS. Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site e criar o atalho.