Problemas com escoamento de água têm causado danos constantes abaixo de viadutos em Caxias do Sul. O problema é mais visível em pelo menos dois pontos: no viaduto da Rota do Sol sobre a Rua Ludovico Cavinato, no bairro Nossa Senhora da Saúde, e no viaduto Mário Vanin, próximo ao Monumento ao Imigrante.
No primeiro caso, motoristas que circulam pelo ponto no sentido Festa da Uva-Linha 40 precisam reduzir a velocidade devido a rachaduras e buracos. Além disso, o vão da estrutura é estreito, o que dificulta manobras de desvio. Já no viaduto Mário Vanin, a reportagem identificou rachaduras e infiltrações no pavimento, embora o surgimento de buracos no ponto não seja raro.
De acordo com o secretário de Obras, Leandro Pavan, o problema sob o viaduto do bairro Nossa Senhora da Saúde surgiu após o município rebaixar o leito da via. A obra foi realizada para impedir que caminhões ficassem presos, problema até então frequente. A intervenção, no entanto, agora faz com que a água da chuva se acumule no ponto, danificando o asfalto.
— Pelo menos uma vez por mês fazemos reparos ali, mas eles não duram. Teria que fechar o trânsito por dois ou três dias e fazer uma boca de lobo, mas seria caro. Uma fresagem (substituição da camada asfáltica) poderia durar um ano e seria mais rápida. Estamos avaliando o que fazer — disse Pavan.
Com relação ao viaduto Mário Vanin, servidores da secretaria identificaram goteiras que fazem com que os buracos abram sempre no mesmo lugar. Uma das soluções avaliadas é a instalação de calhas para canalizar a água que infiltra na estrutura.
Problemas de escoamento, segundo o secretário, também ocorrem sob o viaduto Campo dos Bugres, no bairro Floresta. Nesse ponto, no entanto, os consertos costumam ser mais duráveis.
Baixa demanda por tapa-buracos
O surgimento de buracos não é exclusividade das vias sob viadutos. Somente entre quinta-feira (3) e sexta-feira (4) a reportagem identificou três pontos com problemas. Em um deles, na Rua Antônio Broilo, no bairro De Zorzi, um acidente de moto chegou a ser registrado. O ponto, porém, já passava por conserto na manhã desta sexta.
Outra via com problemas é a Rua Guido Dandrea, no bairro Marechal Floriano, onde fissuras surgiram no entorno de uma tampa de concreto. Já na Avenida Salgado Filho, motoristas se deparam com um buraco próximo ao cruzamento com a Perimetral Sul, na pista sentido aeroporto.
Apesar dos problemas, Pavan afirma que a demanda por consertos de buracos está baixa em relação a outros períodos do ano. A explicação é que uma força-tarefa realizada recentemente solucionou grande parte dos problemas. Por causa disso, novo consertos tendem a ser realizados com mais rapidez. A solicitação deve ser realizada pelo Alô Caxias, no telefone 156.