A aglomeração de mais de 2 mil pessoas no Largo da Estação Férrea aconteceu dentro de uma manifestação de caráter político organizada pelas redes sociais. Mesmo assim, segundo o subcomandante do 12º BPM, Emerson Ubirajara, a Brigada Militar não soube do evento com antecedência.
Leia também:
Tumulto na Estação Férrea termina com viatura danificada em Caxias do Sul
Proibição de estacionamento no Largo da Estação, em Caxias do Sul, muda a cara da região
Estacionamento no Largo da Estação Férrea, em Caxias, será proibido
— Foi um erro da nossa equipe de inteligência. A BM não tinha conhecimento que a situação de sábado foi um evento não oficial programado pelos bondes, por meio das redes sociais.
Um dos organizadores do evento, Gregory Daniel Ribeiro, rechaça a afirmação da Brigada Militar. Segundo ele, a manifestação teve o objetivo de ser totalmente pacífica e não tem relação com "bondes".
— Essa foi a segunda vez que realizamos o evento. Na primeira edição, muitas pessoas compareceram e isso não ocorreu. A gente quis reunir o povo para se conhecer e se distrair. É muito errado isso (se referindo aos episódios de violência) - lamenta Ribeiro.
A repercussão negativa o levou a retirar do ar a página do evento nas redes sociais.
— Fui orientado a tirar. Muitas pessoas estavam criticando sem saber. A partir de agora, quando formos fazer algo na rua, eu vou buscar autorização junto à prefeitura – afirma.