Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) contam com mais um trunfo para as blitze de trânsito em Caxias do Sul. Na última quarta-feira, dia 12, a corporação utilizou pela primeira vez um bloqueador de fuga em suas fiscalizações.
Neste ano, em média, foram registradas entre duas e três fugas em cada operação de fiscalização realizada pela SMTTM. Na blitz desta quarta-feira, na Rua Augusto Artico, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, o equipamento foi responsável por bloquear uma rua nas proximidades do local da operação.
Segundo informações da secretaria, nas primeiras operações, o dispositivo será instalado acompanhado de cones e de uma placa de sinalização, o que informará o condutor da presença do bloqueador.
— Ao mesmo tempo em que reforçamos a fiscalização, principalmente com foco em coibir a embriaguez ao volante, precisamos aumentar a segurança dos profissionais envolvidos nas operações. O bloqueador cumprirá essa função, evitando que condutores fujam de uma blitz e coloquem a vida do agente e de mais pessoas em risco — ressalta o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares.
O ato de furar uma fiscalização é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, e apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.