Oito crianças internadas no Hospital Geral (HG), de Caxias do Sul, receberam a visita inusitada de três bichinhos na tarde de sexta-feira. As vira-latas Fox, Luna Lagosta e Dolly respeitaram o silêncio como bons visitantes e fizeram companhia aos pequenos por cerca de uma hora. A ação foi proposta pela ONG SOS Peludos e integrou o projeto Visita dos Amigos Pets, desenvolvido pelo HG desde abril deste ano, que consiste na liberação de visitas de pets aos donos que estiverem internados na instituição. Dessa vez, no entanto, apesar de as cachorras não pertencerem às crianças, isso não impediu a interação entre elas e Fox, Luna e Dolly.
— Essa edição foi um pouco diferente. Foi a ONG quem nos procurou com essa proposta de alegrar as crianças nesta época do Natal. Temos muito cuidado e estima com esse projeto — comenta a gerente operacional do HG, Gicela Bortoluz.
Segundo Nathália Gobbato Mota, uma das diretoras da SOS Peludos, além de proporcionar alegria às crianças, a ação também tem o valor de conscientização:
— É importante para ensinarmos o respeito aos animais. Sem contar que já foi provado que esse tipo de ação aumenta a imunidade e a resistência dos pacientes. Além disso, mostramos que uma cachorrinha de rua pode dar o mesmo amor que um cão de raça — ressalta.
Internado há nove dias no HG, João Pedro Zanol de Souza Pimentel, três anos, foi uma das crianças que mais interagiu com as cachorras. Para a mãe dele, Eliane Zanol de Souza, 22, a atividade ganha valor ainda maior por estar sendo realizada próximo ao Natal.
— Muito legal. Ele adora cachorro. Já ficou internado diversas vezes, mas essa é diferente, principalmente nessa época do ano — ressaltou.
Apesar de Fox, Luna Lagosta e Dolly não estarem mais para a adoção, outros seis cachorros atendidos pela SOS Peludos estão aptos a ganhar um lar. Interessados podem contatar a organização via Facebook, em bit.ly/2RagKXV.
Pessoas que queiram providenciar a visita de pets a pacientes do Hospital Geral devem procurar a Ouvidoria ou a gerência operacional da instituição.