Um novo equipamento, inaugurado nesta sexta-feira no Hemocentro Regional de Caxias do Sul, facilitará o processo de doação de plaquetas. A expectativa é que, com ele, o procedimento diminua em uma hora— antes, a coleta demorava o dobro. O aparelho de aférese, como é chamado, é avaliado em R$ 200 mil e foi doado pelo Rotary Club do município.
A vantagem desse tipo de coleta, é que com uma única doação, é possível obter uma dose completa para transfusão de um paciente adulto, enquanto de outra forma seriam necessários de seis a oito doadores.
— Entre as melhorias, estão a redução do tempo de coleta de duas horas para uma, em média, a aquisição de um software mais moderno, que proporciona maior segurança aos funcionários no processo de trabalho e maior clareza sobre a coleta ao doador e menor uso de anticoagulantes, diminuindo possíveis efeitos colaterais inerentes a esse tipo de processo — explica a diretora do Hemocs, Carolina Karam Brum.
Além do aparelho de aférese, a entidade também doou ao Hemocs duas poltronas de coleta, avaliadas em R$ 1,2 mil cada uma.