CORREÇÃO: mais de mil denúncias de maus-tratos com animais foram averiguadas desde a metade do ano passado em Caxias do Sul. A informação incorreta permaneceu publicada das 12h32min às 16h34min desta quarta-feira.
O Centro de Bem-Estar Animal de Caxias do Sul deve começar a ser construído em março de 2019. Essa é a previsão da diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio-Ambiente, Marcelly de Souza Paes. O começo da construção do centro foi destacado pelo prefeito Daniel Guerra em coletiva de imprensa em fevereiro como uma das metas para 2018.
Segundo Marcelly, os trabalhos complementares no terreno já foram feitos, como o estudo de profundidade do solo. Mas apenas neste mês deve ser lançada a licitação para a construção propriamente dita do complexo, que terá um centro clínico para atendimento dos animais e outro centro de apoio para os funcionários, além de canis, baias para abrigar cavalos, gatil e um local de quarentena para animais com doenças infecto-contagiosas.
— Nosso maior foco é a qualidade de vida daqueles animais. Temos animais que nascem no canil e morrem no canil sem nunca ter sido adotados. O objetivo, então, é que eles tenham uma melhor qualidade de vida. Estejam bem, confortáveis — explica, observando que não haverá mais animais acorrentados como ocorre atualmente.
O centro será construído no mesmo terreno atualmente utilizado pelo canil municipal, em São Virgílio da 6ª Légua. O valor da construção é estimado em cerca de R$ 2 milhões e o tempo previsto para as obras é de um ano e meio. A meta estabelecida pelo prefeito é ter o centro pronto até o final da gestão, em 2020. São abrigados no canil atualmente cerca de 950 cães e 50 gatos.
Conforme Marcelly, mais de mil denúncias de maus-tratos foram averiguadas desde a metade do ano passado em Caxias do Sul. Desde o início do Projeto Adote por Amor da prefeitura, em fevereiro de 2017, mais de 400 animais foram adotados.