A partir do dia 18 de janeiro, o Hospital Saúde, em Caxias do Sul, encerrará as atividades das unidades obstétrica, pediátrica e da UTI neonatal. A informação foi divulgada em nota conjunta com a Unimed, que contrata os serviços da instituição.
De acordo com o diretor administrativo do hospital, Nayvaldo de Almeida, a Unimed optou por transferir o atendimento aos conveniados para a unidade materno-infantil do hospital da operadora de saúde, inaugurada em 18 de dezembro. Como a maior parte dos serviços prestados na área pelo Hospital Saúde era para a Unimed, a direção decidiu por fechar a ala.
— É compreensível que quem faz um hospital busque levar os serviços que forem possíveis para lá. Para a direção do Saúde, não faz sentido manter um serviço que atende 100 partos por mês, por exemplo, para atender 20. Então nós optamos por fechar e comunicamos que não vamos mais atender a partir da data — informa.
O Hospital Saúde também atende pacientes de outros convênios privados. Os serviços da ala adulta — clínicos, cirurgias ambulatoriais e com internação e UTI — seguem funcionando normalmente. Sem a ala materno-infantil, o Saúde perde 30 leitos e passa a oferecer 70 leitos no total.
— É um serviço que tinha rentabilidade, mas essa é a lógica quando se faz um hospital próprio. O nosso relacionamento com a Unimed é muito bom e isso estava sendo planejado há tempos — aponta o diretor.
Almeida diz que ainda não está definido o destino que será dado ao setor ou aos equipamentos das unidades. O certo é que os serviços de obstetrícia, pediatria e UTI neonatal não serão mantidos futuramente.
— A estratégia da direção é fechar a área agora e futuramente ocupá-la para outros serviços. Na verdade, há duas previsões, como alugar para outros serviços, mas não está definido até agora — adianta.
Reformas no hospital só iniciarão depois da confirmação de que serviços serão prestados no setor.
O Hospital Saúde foi fundado em 1931, com o nome de Hospital Santo Antônio. Funcionou provisoriamente no antigo Hospital Carbone, que hoje abriga o Arquivo Histórico Municipal, até 1932. Em 1945, o hospital chegou virar um hotel, até ser adquirido pelas irmãs de São José em 1954, voltando a prestar atendimentos destinados ao treinamento das alunas da Escola de Enfermagem Madre Justina Inês. Nessa época, o Hospital passou a ser denominado Hospital Nossa Senhora da Saúde. Em 1974, cinco médicos compraram a instituição, que passou a se chamar Hospital Saúde.