Flores da Cunha teve 10% da área com vinhedos atingida pelo temporal de granizo de 19 de dezembro, o que corresponde a 500 hectares. A prefeitura de Flores da Cunha fechou o balanço de perdas nesta quarta-feira (26). Conforme a secretária da Agricultura do município, Stella Pradella, as perdas na área atingida foram de 25% em média.
— O percentual variou bastante de propriedade para propriedade. Enquanto algumas não tiveram perdas, apesar do temporal, em outras os danos chegaram a 100% da lavoura. Esse é o caso em especial de famílias que foram atingidas pela segunda vez, após o temporal de granizo do dia 31 de outubro — explica.
Leia mais:
Mais de 300 propriedades em Flores da Cunha foram atingidas pelo granizo
Prefeitura avalia danos causados por granizo em Flores da Cunha
Em pleno dezembro, cai granizo no interior de Flores da Cunha
As propriedades que já tinham sido impactadas pelo temporal de 31 de outubro e foram novamente atingidas ficam no distrito de Mato Perso. No total, 10 comunidades rurais foram afetadas no municípios.
— Para o município, é um prejuízo considerável, levando em conta as perdas do primeiro temporal — lamenta.
Além da uva, houve perdas em tomateiros, cebola, pessegueiros e ameixeiras. Também houve danos em lonas nas lavouras, perfuradas pelo granizo ou arrancadas pelo vento. Aproximadamente 300 famílias de produtores rurais acionaram o seguro.
Leia também:
Mulher queimada em incêndio em Farroupilha ouviu explosão ao acender a luz do apartamento
Perícia avalia necessidade de interdição de edifícios no entorno de prédio atingido por explosão em Farroupilha
"Parecia que tinham jogado uma bomba", conta empresário que ouviu a explosão em prédio de Farroupilha