O tempo seco e as baixas temperaturas registradas na manhã deste sábado (8) no Rio Grande do Sul surpreenderam os gaúchos. Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, os termômetros marcaram 4,7ºC durante a madrugada, com sensação térmica de 0,5ºC, conforme a Somar Meteorologia.
A estação meteorológica da Pousada Vale das Trutas, porém, registrou mínima de 0,7ºC por volta das 6h30min. A propriedade fica próximo ao entroncamento da BR-285 com a ERS-020, perto da divida com Santa Catarina.
Outras cidades que registraram temperaturas abaixo do normal para esta época do ano foram Cambará do Sul (5,5°C, com sensação de 2,6°C), Vacaria (5,5°C, com sensação de 2,8°C), Lagoa Vermelha (7°C, com sensação de 2,4°C), Quaraí (8,5°C, com sensação de 5,7°C) e Passo Fundo (9,5°C, com sensação de 5,7°C).
De acordo com a Somar Meteorologia, a primeira quinzena de dezembro deve ser mesmo de temperaturas mais baixas, menos umidade e céu mais aberto do que o normal, não só no Rio Grande do Sul, mas também em Santa Catarina, Paraná, sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. O motivo vem da região Norte, onde o período chuvoso começou mais cedo, permitindo que frentes frias e massas de ar frio atuem com mais força no Sul. As principais consequências são noites mais abertas, umidade pouco intensa e temperaturas caindo fortemente durante a noite.
Essas características devem perdurar sobre o Estado pelo menos até metade de dezembro, quando a situação deve ficar mais próxima do que os gaúchos estão acostumados neste período do ano: calor intenso, tempo úmido, pancadas de chuva e sensação de abafamento. A situação atípica do início do mês deve perder força na próxima semana, quando há chance de temperaturas mais altas e chuva em todo o Rio Grande do Sul.