A tradicional bênção dos Freis Capuchinhos, em Caxias do Sul, chega a 15ª edição na Praça Dante Alighieri nesta quarta-feira com expectativa de receber 10 mil participantes. Filas de pessoas que buscam palavras de conforto - e a proteção dos religiosos da ordem franciscana - preenchem a praça ao longo de todo o dia. A programação começou às 9h e seguirá até 18h.
Durante o dia, o público encontrará oito capuchinhos em tendas espalhadas pela praça. Eles atendem sem intervalo. A tenda serve também para proteger visitantes e religiosos da previsão de chuva nesta quarta, garantindo atendimento mesmo em caso de mau tempo. Ainda que com bastante movimento, não é preciso aguardar muito na fila. Em poucos minutos, Láisa Boff, 33 anos, recebeu a bênção do frei Jaime Bettega. Ela, a mãe Selene e a irmã Fabiana saíram cedo de Flores da Cunha exclusivamente para ouvir as palavras de conforto de Bettega.— Quando chega o mês de dezembro, nós já olhamos no calendário para garantir a nossa presença. Se tornou uma data bem importante para nossa família — afirma Láisa, que aproveitou para agradecer e pedir proteção para o filho que deve nascer neste fim de semana, Henrique.
Também veio de outra cidade Laura Salvador Bordin, 73 anos. A moradora de Nova Pádua deixou a bênção bastante emocionada e confiante de que o fim de ano será mais leve após as palavras de fé.
— Eu sinto que esta bênção nos dá mais força para aguentar todas as peripécias que a vida nos dá_ resumiu.
A intenção do ato é permitir que as pessoas tenham a oportunidade de renovar-se espiritualmente e preparar-se para as festas de fim de ano com mais esperança.
_ A vida depende de como nós respondemos aos desafios e situações. Então, esta é uma oportunidade de fortalecimento da fé e de preparo para o ano novo com ânimo renovado. Quem chega ali, quer contar um pouco sobre a vida, a família. Lágrimas rolam_ define frei Jaime Bettega.