Uma missa especial no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na tarde deste sábado, marcou o Dia Mundial dos Pobres, comemorado na segunda-feira. Mais de 300 pessoas de 16 grupos mantidos pelo projeto Mão Amiga e moradores do Lar da Velhice São Francisco de Assis, de Caxias do Sul, participaram da ação, chamada de Obras Sociais Celebrando a Vida. O movimento está em sintonia com a proposta do papa Francisco de dedicar um dia para as pessoas em vulnerabilidade social.
Luis Gabriel Pimentel, 33 anos, estava pela primeira vez no santuário. Embora católico e caxiense, nunca havia visitado a igreja. Quando recebeu o convite para o evento, não pensou duas vezes.
— Não ia perder.
Pimentel frequenta a Casa São Francisco há dois meses. Fez do espaço seu novo lar quando procurou ajuda para sair da rua e deixar as drogas. Em pouco tempo, já apresenta progressos, dos quais se orgulha, como o peso que ganhou nesse período.
— Olha minha roupa — emenda, mostrando a calça e camisa novas e limpas.
E completa:
— É Deus quem salva a gente. E fazer as coisas corretas. A gente não é nada sem Deus.
Nem todos os participantes do projeto são católicos, mas aceitaram participar do evento. Para frei Jaime Bettega, que falou sobre a importância da espiritualidade e da ajuda ao próximo durante a missa, o exercício da fé está além da religião:
— Um morador de rua tem muito a nos ensinar. Uma criança em vulnerabilidade social tem muito a ensinar.
A segunda edição da ação já está marcada para o ano que vem, também no Santuário de Caravaggio. A intenção, conforme frei Jaime, é tornar o evento regional, agregando outras entidade de Caxias e da Serra.
Participaram do evento idosos de três centros de convivência, crianças e adolescentes dos centros de convivência e fortalecimento de vínculos Santo Antônio e Reolon, moradores de rua abrigados nas casas de passagem Carlos Miguel e São Francisco, crianças de três casas-lares, adultos com deficiência das residências inclusivas Bom Pastor e Santa Clara e o público assistido pela Casa de Acolhimento Multifuncional Recanto Amigo.