Após o rosa predominante do mês de outubro, no mês de novembro as coisas mudam de cor. O Novembro Azul, realizado anualmente nesse período, é uma campanha que busca conscientizar a população a respeito do combate ao câncer de próstata e da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
Em 2017, foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país. Neste mês, no dia 20 de novembro, o Hospital Geral de Caxias do Sul, aderindo à iniciativa, promove uma palestra sobre a doença conduzida pela médica oncologista Catarine Medeiros. A atividade tem início às 11 horas, na Sala de Treinamento do Hospital Geral.
Quem procura, cura
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Por isso, a prevenção e o tratamento precoce são essenciais no combate à doença. Afinal, a melhor forma de prevenção e a forma mais garantida de cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.
Para participar da palestra, inscreva pelo site www.hgcs.com.br.
Leia também
Com proposta de reunir o melhor da cidade, Expo Farroupilha começa nesta sexta-feira
152 servidores do Postão de Caxias já foram realocados para a rede básica
Prefeitura não vai terceirizar veículos em Caxias do Sul
Obras no trevo de acesso a Fazenda Souza, em Caxias do Sul, são novamente paralisadas