A Estrada Municipal Firmino Frizzo, que liga os distritos de Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, será asfaltada a partir do próximo ano. A obra, que contempla 14,6 quilômetros e custará R$ 25,1 milhões, foi incluída no Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI). O asfaltamento deve melhorar o escoamento da produção agrícola de 14 comunidades do interior e cerca de 4,9 mil moradores atendidos pela estrada. A obra permitirá ainda que o transporte escolar também ocorra com mais facilidade.
A previsão é que a licitação seja lançada até abril do ano que vem e as obras comecem em outubro. Caso todos os trâmites ocorram dentro do prazo previsto, a conclusão será em dezembro de 2020.
Leia mais
Lançado edital para asfaltamento da estrada de acesso a São Braz, em Caxias
Prefeitura de Caxias lança edital para asfaltamento de duas estradas no distrito de Criúva
Conforme a prefeitura, a moradora de Santa Lúcia do Piaí Rosana Mantovani confirmou que esse é um pedido de mais de 20 anos. Segundo Rosana, não se trataria apenas da questão viária, mas também da saúde das pessoas, que seriam obrigadas a conviver com a poeira. O presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Vila Oliva (Amavo), André Todescato, também relatou ao município que o asfalto é importante porque “dará um salto no escoamento da produção agrícola dos distritos”.
Com a conclusão dos trabalhos, a Estrada Firmino Frizzo fará a ligação com a Estrada Linha Sebastopol (Santa Lúcia do Piaí/Vila Cristina), que também está sendo asfaltada. Assim, a ligação dos distritos da região sudeste com a BR-116 estará toda pavimentada, facilitando o escoamento da produção agrícola com a Ceasa de Porto Alegre, principal centro de distribuição de hortifrutigranjeiros do RS.
O PDI é realizado com recursos do empréstimo de US$ 33 milhões obtidos pelo município junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Duas obras do projeto já estão em andamento: a pavimentação da Estrada dos Romeiros, que liga Caxias a Farroupilha, e a primeira etapa do asfaltamento da estrada que liga Santa Lúcia do Piaí a Sebastopol.
Além das obras em andamento, o município já lançou edital para pavimentar mais cinco estradas do interior. A Estrada Municipal 386 e a Estrada Municipal Waldemar José Pante, em Criúva, e a estrada de acesso a São Braz, em Ana Rech, tiveram o edital lançado entre setembro e outubro. Já a as estradas municipais 61 e 19, em São Pedro da 3ª Légua, tiveram o edital publicado na última semana. (com Gaúcha Serra)
BENEFICIADAS
14 comunidades do interior serão beneficiadas com o asfaltamento da Estrada Firmino Frizzo:
Santo Izidoro - Zona Bonalume, São Caetano, São Paulo, Nossa Senhora do Caravaggio, Zona Rech, São Maximiliano, Santa Cruz, Santa Terezinha, Bem-te-vi, Tunas Altas, Encruzilhada do Raposo, Zona Bonatto, Flor do Campo e Sabiá.
Pavimentação facilitará escoamento de hortifrutigranjeiros das comunidades e ainda o transporte escolar