O Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Brigada Militar na Serra (CRPO/Serra) apresentou ao comando geral da corporação a sugestão de formar parte dos novos soldados em Caxias do Sul. Na última sexta-feira (21), foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado a autorização para a Secretaria da Segurança Pública chamar 2 mil aprovados em concurso realizado no ano passado. Nesta semana, deve ser publicada no Diário Oficial do Estado a lista com os nomes dos aprovados.
Conforme o comandante do CRPO/Serra, coronel Ricardo Fraga Cardoso, a cidade tem capacidade de receber até duas turmas de 30 alunos-soldados cada, totalizando 60, considerando capacidade de alojamento e estrutura para o curso, como a disponibilidade de salas de aula, por exemplo. Ainda é aguardada, no entanto, uma definição por parte do comando da Brigada Militar.
A destinação dos novos policiais já formados também não está definida ainda. A previsão do governo é de que os policiais iniciem o curso de formação em novembro e estejam aptos a atuar na metade de 2019.
— No caso de virem novos policiais para a Serra, vamos analisar a incidência de crimes para priorizar os locais que receberão os soldados — explica o comandante.
As três maiores cidades da Serra combinadas - Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha - têm uma média de 285 roubos por mês. Neste ano, Bento Gonçalves tem chamado atenção também pelo alto índice de assassinatos: foram 37 casos contra 34 de todo o ano passado, uma taxa de 31 assassinatos por 100 mil habitantes - superior à de Caxias do Sul, que é de 18 por 100 mil.