A implantação do prontuário eletrônico na rede pública de saúde de Caxias do Sul exigirá que os pacientes façam novos cadastros no Postão 24 Horas. A instalação do sistema começou na segunda-feira (10) e se encerra nesta quarta-feira. Usuários da rede pública que foram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) desde maio estão com os dados atualizados, já que o sistema é interligado.
Com o prontuário eletrônico, o histórico do paciente fica armazenado digitalmente e acessível para toda a rede. Os prontuários em papel não serão digitalizados. A diretora de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Saúde, Jaqueline Prataviera Giovanardi, explica que nos primeiros dias os atendimentos podem demorar um pouco mais que o comum, por causa da necessidade dos servidores se adequarem.
O prontuário eletrônico será instalado em 79 serviços da Secretaria Municipal de Saúde. Além da UPA, o setor de Cartão SUS já utiliza a tecnologia. A próxima etapa, prevista para outubro, envolve o almoxarifado.
Nos postos de saúde, são duas fases. Já foram informatizadas a migração dos dados dos usuários, a formação de novos cadastros, o agendamento das consultas e os processos das salas de vacinas. A previsão é que a digitalização dos prontuários médicos ocorra em fevereiro. Isso depende da compra de 320 computadores para instalação nos consultórios.