A prefeitura de Caxias do Sul estuda proibir o estacionamento à noite nas ruas Augusto Pestana e Coronel Flores, nas proximidades da Estação Férrea. A medida permitiria acabar com a aglomeração de jovens que bebem e ouvem música alta em carros aos fins de semana.
Leia mais
Por falta de efetivo, Guarda de Caxias deixa de realizar força-tarefa na Estação Férrea, afirma diretor
Duas pessoas são feridas na Estação Férrea de Caxias
O problema é alvo de reclamação constante dos moradores do entorno, que relatam barulho durante toda a madrugada, especialmente entre quinta e domingo. Segundo relatos recebidos por GaúchaZH, em alguns dias, nem mesmo a presença da Brigada Militar (BM) é capaz de impedir a baderna.
De acordo com a secretária do Urbanismo, Mirângela Rossi, quando algum bar ou casa noturna é responsável pela concentração de pessoas que causam algazarra ao ar livre, o estabelecimento é autuado e as regras de funcionamento são modificadas. Em muitos casos, porém, os jovens vão até a Estação apenas por ser um lugar de concentração da vida noturna e optam por ficar ao livre, junto ao carros.
Para que a medida possa entrar em vigor, no entanto, é preciso definir questões como o horário da proibição, já que os estudantes do Centro Universitário FSG, por exemplo, precisam de espaço para estacionar. Por isso, o assunto ainda é motivo de debate entre a prefeitura e BM.
— Isso é o que se pode fazer de mais imediato, mas ainda estamos discutindo como operacionalizar — afirma Mirângela.
Conforme o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, a medida pode ser implantada apenas com a fixação de placas. No entanto, o município busca uma parceria com a Brigada Militar para a fiscalização da área.
Em 2010, o município já havia proibido o estacionamento na Estação Férrea aos fins de semana. A medida, no entanto, acabou descartada meses depois a pedido dos donos de casas noturnas. No início do ano passado houve nova tentativa, que também não vingou.
Conforme Mirângela, o projeto de revitalização da Estação Férrea prevê ações mais efetivas para evitar o barulho na região. Entre as medidas, estão a ampliação de calçadas, com a retirada das vagas de estacionamento, melhor iluminação pública e cercamento eletrônico. O projeto ainda não tem data para sair do papel.
Leia também
Procurado por homicídio no bairro Santa Lúcia, em Caxias, se apresenta à polícia
Prefeitura de Caxias prevê renovar ocupação de oito módulos da Incubadora Empresarial
Envolvido na morte de filho de pastor vai a julgamento em Caxias
Parque ecológico que era usado para ritos religiosos vira depósito de lixo em Caxias do Sul