Uma placa de bronze foi furtada do monumento Gigia Bandera _ Instinto Primeiro, que fica na praça Dante Alighieri, defronte à Casa da Cultura, em Caxias do Sul. Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente notaram o furto na sexta-feira passada, e a prefeitura encaminhou o boletim de ocorrência na manhã desta segunda.
A escultura foi instalada na praça em 1996, para celebração do centenário da Metalúrgica Abramo Eberle S.A. Na placa, estava uma breve descrição de quem foi Luisa Eberle, a Gigia Bandera: "Símbolo da intrépida participação da mulher na geração e no progresso desta cidade, fonte inspiradora da industrialização do nordeste do Estado".
Não há previsão para repor o material. Segundo a Secretaria de Cultura, furtos de itens de bronze em estátuas e monumentos têm se tornado comum. Por isso, a pasta faz um estudo técnico para identificar qual o material mais adequado para substituir o bronze na elaboração de novas placas.
A ideia é que o material seja mais abrasivo, dificultando sua remoção e ação de vândalos, e menos valioso, o que deve contribuir para menos furtos.
Leia também
Cerca de 40 livreiros estão aptos a participar da Feira do Livro de Caxias
Museóloga Tânia Tonet morre aos 69 anos