Neste sábado, uma convidada especial atrairá olhares durante a formatura de estudantes que cursaram o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Brigada Militar, em Farroupilha. Trata-se de Mayara Greiner, sete anos, filha da PM Aylem Greiner.
Moradora de Cidreira, Litoral Norte, a menina decidiu, por conta própria, cortar o cabelo e doar para a confecção de perucas usadas em crianças que estão em tratamento contra o câncer. O belo gesto foi registrado em vídeo no dia 16 de junho (veja a gravação abaixo) e compartilhado no perfil da criança no Facebook.
A atitude virou reportagem na TV, chamou a atenção das redes sociais e também do comando-geral da Brigada Militar (BM). Fã da corporação, Mayara costuma usar uma farda especialmente confeccionada para ela. Ela foi recebida pelo comandante-geral da corporação, coronel Mario Yukio Ikeda, e ganhou uma lembrança dos 180 anos de fundação da instituição no Rio Grande do Sul.
Segundo a mãe, Mayara decidiu fazer a doação após pesquisar na internet que muitas crianças perdem o cabelo com a quimioterapia. Acompanhada de Aylem, a menina levou as mechas para o Instituto do Câncer Infantil (ICI), em Porto Alegre, onde ganhou uma medalha de agradecimento.
A presença dela na formatura do Proerd servirá para incentivar ações exemplares entre a gurizada de Farroupilha, na visão do comandante da BM da cidade, major Juliano Amaral.
O Proerd vai diplomar 300 estudantes da rede pública em solenidade no Centro de Eventos Mário Bianchi, às 9h45min deste sábado. Na ocasião, o vídeo onde Mayara corta o cabelo será exibido ao público e a criança ganhará uma homenagem.
Conforme o major Juliano, outros 600 estudantes devem cursar o Proerd no segundo semestre em Farroupilha. Desde 2002, 27,3 mil crianças da cidade já passaram pelo Proerd. O programa tem como objetivo fortalecer os jovens na resistência contra o uso de drogas. As aulas são ministradas por policiais da BM, que concluíram formações específicas.