Sete casais e um padre da Serra embarcaram nesta quinta-feira para uma jornada de espiritualidade conjugal em Fátima, Portugal, cidade mundialmente conhecida devido ao relato das aparições da Virgem Maria para três crianças em 1917. Trata-se do 12º Encontro Internacional Equipes de Nossa Senhora, que reunirá participantes de 90 países a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de julho.
O movimento, idealizado pelo padre Henri Caffarel na França pouco antes da explosão da Segunda Guerra Mundial, alcança diversas nações e mobiliza 50 mil pessoas apenas no Brasil. Desse total, 100 integrantes atuam em Caxias do Sul e Carlos Barbosa. Caffarel morreu em 1996 e atualmente existe uma mobilização pela beatificação do religioso.
As equipes de Nossa Senhora são conhecidas por unir e estimular católicos leigos que buscam no sacramento do casamento um ideal de vivência cristã. Geralmente, o grupo é constituído por cinco a sete casais com o matrimônio validado pela Igreja Católica. Para participar dos encontros, cada integrante assume compromissos, também chamados de pontos concretos de esforço. Segundo o movimento, são ações que contribuem na harmonia da relação do casal e das famílias e estimulam o envolvimento na comunidade cristã. As equipes são orientadas por um conselheiro espiritual, no caso, um padre. Os encontros de equipe também são uma oportunidade para que cada casal possa expor seu ponto de vista e sua vivência no relacionamento em família.
Já o evento internacional ocorre a cada seis anos em diferentes países e serve para firmar e renovar as diretrizes do movimento. A peregrinação em Fátima deve reunir mais de 8,3 mil pessoas até o dia 21 de julho.
Para saber mais sobre as Equipes de Nossa Senhora, acesse o site ens.org.br