A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei que altera a imagem utilizada para identificar idosos em placas e espaços de atendimento na cidade. A proposta substitui a figura de uma pessoa curvada com bengala pela de uma pessoa ereta com a inscrição "60+". O texto, protocolado em abril pelo vereador Neri, O Carteiro, teve voto favorável de todos os parlamentares. A medida é semelhante à já adotada em Bento Gonçalves.
A justificativa é que a imagem de alguém com bengala não representa mais as pessoas com idade acima de 60 anos. Isso porque essa parcela da população atualmente têm condições físicas e mentais superiores em relação aos 90, quando a identificação em vigor foi adotada. Além disso, Neri argumenta que diversas cidades do país têm adotado leis semelhantes e que a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está revendo os padrões de identificação.
Agora, o texto irá para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra (PRB). Caso seja sancionado, os estabelecimentos da cidade, bancos, supermercados e serviços de atendimento de saúde, entre outros, terão um ano para adotar a nova imagem. Depois desse prazo, quem descumprir a medida estará sujeito à multa de 10 valores de referência municipal (VRM), que atualmente equivalem a R$ 321,80. Caso Guerra vete a proposta, ela retornará à Câmara para que os vereadores decidam se irão manter ou derrubar o veto.