A prefeitura de Caxias do Sul não vai mais construir uma guarita para a Guarda Municipal na Praça Dante Alighieri. A confirmação é do secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Clóvis Juvenal Pacheco, que apontou a limitação de pessoal como um dos principais motivos para a desistência.
A construção de um espaço exclusivo para a Guarda Municipal era planejado pelo ex-secretário José Francisco Mallmann no ano passado. O entendimento, na época, era que a estrutura permitiria utilizar o ônibus da corporação em outras ações pela cidade.
A divulgação causou polêmica porque a intenção era construir a guarita em cima dos banheiros, o que poderia causar desconforto aos servidores devido ao mau cheiro. Dias depois, Mallmann admitiu rever o ponto exato do espaço, mas manteve os planos de construção.
O atual secretário, porém, entende que o ônibus é mais eficiente para o monitoramento, porque pode ser deslocado para onde for necessário, além de ter mais conforto.
— Quando há real necessidade se desloca para a Praça Dante, a Praça das Feiras ou Pavilhões da Festa da Uva, dependendo de qual evento é maior. Não temos como ficar com dois guardas por turno cuidando de guarita, até porque não temos gente para colocar em toda a cidade. E ali na praça não precisamos cuidar de prédio — disse Pacheco.