A passagem das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, entre domingo e segunda-feira, causou prejuízos em diversas regiões. Além de destelhamentos, quedas de árvores e postes, milhares de famílias foram prejudicadas pela falta de energia elétrica. No entanto, passados alguns dias, os transtornos prosseguem afetando algumas comunidades.
Moradores da Rua José Bolfe, na Terceira Légua, interior de Caxias, por exemplo, estão desde domingo à noite sem luz. Conforme a estudante Andréia Casiraghi, desde a queda da energia, ela e os vizinhos ligam para a Rio Grande Energia (RGE), porém, recebem apenas promessas e avisos de iminente reparo da situação.
— Toda vez mudam a previsão. É muito desagradável chegar em casa do trabalho e não poder tomar banho — comenta.
Moradora das imediações, Maristela Sbersi relata que uma equipe chegou a ir até o local para avaliar o problema, no entanto, foram embora logo depois alegando que o expediente havia se encerrado.
— Largaram o serviço do nada dizendo que o horário de trabalho deles havia chegado ao fim. Disseram que voltariam hoje (quinta-feira) na primeira hora para consertar. Não sei que horário eles trabalham, mas até agora (por volta das 15h20min) ninguém apareceu — comenta a aposentada.
Ainda, segundo ela, em um dos atendimentos, a funcionária da RGE teria insinuado haver critério para priorizar o serviço:
— Perguntaram se éramos (ela e a família) agricultores, comos e fossem atender mais rápido se fossemos. Não somos, mas temos comidas em freezer que estão estragando — ressalta.
Regiões pontuais de outros municípios da Serra também apresentam falta de energia. Moradora de Paraí, a produtora rural Neusa Bettin relata que parte da cidade está sem energia desde segunda-feira. Conforme ela, agricultores da cidade estariam sendo prejudicados pela demora da prestação de serviço:
— A sorte que minha família tem gerador. Mas tem gente que está tendo muito problema, tendo que jogar comida fora.
Em nota, a RGE informou que os casos citados já foram registrados e estão na "fila dos atendimentos que estão sendo feitos pelas equipes na região". Confira o comunicado na íntegra:
A RGE segue trabalhando com todo seu contingente para restabelecer o fornecimento dos casos pontuais que ainda necessitam de atendimento. Os três temporais que atingiram o Estado no início desta semana causaram severos danos na rede elétrica da distribuidora, como fios rompidos, transformadores avariados, equipamentos e postes quebrados, inclusive de concreto. Por isso há a necessidade, em muitas cidades, de emprego de maquinário pesado para a recomposição da rede, que é só religada após todas as inspeções para garantir a segurança dos clientes.