Neste sábado e domingo, São Francisco de Paula promove a primeira edição do Festival Gastronômico da Batata. O evento reúne chefs de cozinha, restaurantes locais e produtores de batata para valorizar o produto largamente produzido no município. Haverá palestras sobre gastronomia, oficinas de culinária, shows e diferentes opções de pratos preparados com o produto e vendidos a preços acessíveis. O cardápio será variado, desde pães e lanches – com opções para vegetarianos – até sopas e nhoque, entre outros.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, a batata movimenta anualmente R$ 63 milhões no município, que tem como matriz econômica a produção primária e como principal produto, a batata.
Conforme o secretário da pasta, Rafael Bertuol Marques, com a entrada da cidade no processo de industrialização, 80% do que é plantado é beneficiado no próprio município. Assim, o produto in natura é transformado em chips e batata palha e distribuído no Estado. A batata in natura vai ainda mais longe, é vendida também para Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Além disso, as lavouras que servem à produção, após a colheita também são usadas como pasto para o gado, o que alavancou a criação de rebanhos na cidade.
No momento em que a batata sofreu queda de preço, o município teve a ideia de promover o festival, uma forma de valorizar e motivar os agricultores, na maioria pequenos e médios produtores.
– Além de atrair turistas, queremos também o incentivar o consumo, apresentando a diversidade de pratos que podem ser feitos com a batata. Isso porque, enquanto outros países são grandes consumidores, o brasileiro ainda consome basicamente batata frita – ponderou o secretário.
Produção
Segundo a Embrapa, a batata é o tubérculo mais importante do país, com uma produção anual de cerca de 3,5 milhões de toneladas. De acordo com Associação Brasileira da Batata, o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores em sete Estados: MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA.
Programação:
:: O quê: Festival Gastronômico da Batata de São Francisco de Paula
:: Quando: sábado, das 16h às 22h, e domingo, das 11h às 20h
:: Onde: Praça Podalírio Alves, na Avenida Júlio de Castilhos, 444 (parte coberta e parte ao ar livre). As oficinas ocorrem no auditório da prefeitura
:: Quanto: tíquetes a R$ 15 (cada prato)