A licitação para a construção de um muro de contenção e de uma escadaria de acesso aos moradores do bairro Cânyon, na zona norte de Caxias do Sul, foi lançada nesta semana. A abertura dos envelopes será no dia 22 de maio. A obra foi estabelecida em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre município e Ministério Público no ano passado como um dos passos para regularização do loteamento.
A escadaria vai ligar a Rua dos Carpinteiros à Rua da Vitória, que vai receber o muro de contenção. A obra está orçada em R$ 508 mil, sendo R$ 493 mil repassados pelo governo federal.
Porém, o presidente da Associação dos Moradores do Canyon, Marciano Correa da Silva, alega que a construção da escadaria no ponto em que o projeto da prefeitura prevê causará muitos transtornos aos moradores. Além de passar pelo meio de residências, o que demandaria uma retirada das casas do local, Marciano diz que ela será construída em um ponto que não facilitará a vida dos moradores. A comunidade sugere que ela seja feita ligando a Rua da Felicidade e a Rua dos Torneadores.
— A construção da escadaria na Rua da Felicidade é a melhor alternativa, é por ali que os moradores passam para ir ao posto de saúde e as crianças para a escola. Onde eles estão propondo tem casas, casas regulares, o que custará mais dinheiro e tempo em uma obra que é necessária para o bairro — diz.
Ainda segundo Marciano, a prefeitura não procurou os moradores do loteamento para tomar a decisão de onde será construida a escadaria.
Segundo a prefeitura, a construção da escadaria será feita neste ponto porque a verba do Governo Federal prevê que ela esteja no mesmo ponto do muro de contenção. Segundo o diretor da divisão técnica da Secretaria de Habitação, Alexandre Sitta, o projeto prevê que a construção desvie das casas instaladas naquela região. Ele diz que caso haja a necessidade de realocação de alguma residência, será feita com o menor impacto possível. De acordo com a prefeitura, o projeto foi elaborado ainda em 2016. A previsão é que a obra tenha início ainda no primeiro semestre.